segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Crónicas do Fim-do-Mundo 14C

Caros Amigos,

As minhas saudações a todos e votos de bons regressos de férias... para quem as teve! Para os que vão agora, então votos de BOAS VIAGENS E ÓPTIMO DESCANSO!

O resultado da consulta de Oftalmologia não foi assim tão animador.

Segundo o Dr. Gorbatov eu terei chegado demasiado tarde aos tratamentos dos olhos e se porventura foi possível salvar o olho direito, o mesmo ele não garante relativamente ao olho esquerdo, relativamente ao qual ele mantém o triste prognóstico de perda de visão.

Não esclareceu quanto tempo mais irei ter a capacidade de manter esse sentido tão precioso e entretanto apresentou como alternativa, a passagem para umas injecções não subsidiadas pelo estado australiano e cujo custo de cada injecção andaria pelos 1.800 dólares, o que eu e a Bianca refutámos.

Um ano dessas injecções, ao ritmo de uma por mês, durante um ano, significaria 21.600 dólares não reembolsáveis (algo como 19.500 euros – i.e. quase 4.000 contos).

Não só achámos que deveríamos ter uma segunda opinião, como também as finanças da Bianca têm um limite (aliás próximo) e como tal rejeitámos a alternativa. Perguntado sobre o grau de probabilidades de efectivamente se poder salvar o olho esquerdo, o Dr. Gorbatov também foi evasivo.

Portanto amigos, vou continuar com o tratamento efectuado até aqui e durante mais seis meses terei de ser intervencionado uma vez por mês. Inquirido sobre por quanto tempo, com este tratamento, eu iria manter a visão do olho esquerdo, o Dr. Gorbatov disse explícitamente que só com uma bola de cristal ele poderia adivinhar!

Estou resignado e considero que ao longo destes meus 61 anos eu já vi de facto muita coisa linda, paisagens, animais, pessoas, li livros maravilhosos, escrevi muita coisa que sem o sentido da visão não teria podido realizar. Agora resta-me fazer o que está ao meu alcance e aguardar a evolução dos acontecimentos.

A 24 de Setembro próximo terei então uma consulta para obtenção de uma segunda opinião oftálmica e talvez surja alguma luz que faça renascer a esperança...

Irei dando notícias.

Até lá, recebam um afectuoso abraço deste vosso Luigi ainda meio avariado e na oficina de reparações urgentes!

Luis Arriaga     

Sydney, aos 2 de Setembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário